FAQ (ou: "Perguntas mais comuns", para os anglófobos)
1. Que raios é www.murilix.org ?
2.  Quais são as diferenças entre as áreas em português, inglês e sérvio?
3.  Eu posso contribuir com www.murilix.org, ou o Murilão é o dono da bola?
4. Seria www.murilix.org o "heterônimo virtual" de seu idealizador, Murillo Mathias?
 
1. Que raios é www.murilix.org ? Confesso ainda ter problemas para responder àquelas velhas questões ontológicas inúteis, tipo: "O que é um website?". "Pra que serve?", "O que eu tenho a ver com isso?" e, naturalmente, "Por que raios eu estou fazendo uma página na internet?"

Como tudo na vida (ou nos filmes de João Cesar Monteiro), a coisa começou como piada, num espaço que o meu provedor dava para seus usuários, para depois tomar feições mais sérias, especialmente após perceber que "já não estava mais sozinho nessa", que ao menos os amigos estavam visitando o site regularmente, e não faziam a menor cerimônia para pedir atualizações.

Mas acho que motivos abundam. Já faz algum tempo, a web tornou-se referência. É triste ver alguns de meus artista favoritos (incluindo eu mesmo, não vou dar uma de humilde) serem totalmente ignorados pela www. Se o site parece auto-indulgente à primeira vista, espero que o meu papel em www.murilix.org seja compreendido como o de "mestre de cerimônias". 

Em suma, algo como um filme de Fellini... Trata-se da tentativa de abordar assuntos "profundos" através de experiências pessoais, admiração por terceiros e uma dose generosa de bom-humor.

Concluindo, trate www.murilix.org como um coluna cultural, e não leve tudo muito a sério.

2.  Quais são as diferenças entre as áreas em português, inglês e sérvio? Obviamente, nem tudo que está em determinada língua se encontra nas outras duas, especialmente no suplemento literário, onde a intenção principal é disponibilizar textos difíceis ou impossíveis de encontrar em determinada língua. Pretende-se em breve colocar algum textos de autores brasileiros (Rodrigues, Mautner, entre outros) nos outros idiomas.

Os arquivos da mailing list do Jack Bruce, estarão apenas na área "inglesa" do site, visto que os interessados (os assinantes)  têm o domínio do idioma e só três deles são brasileiros.

As áreas de interesse geral (música, cinema, certinhas, etc...) estarão, em breve, nos três idiomas.

Algumas partes da seção "bobagens" (como o trote da telerj) por razões óbvias constarão apenas da versão brazuca do site.

3.  Eu posso contribuir com www.murilix.org, ou o Murilão é o dono da bola? Contribuições são extremamente bem-vindas, é claro... (especialmente no caso das "certinhas", que estão cada vez mais difíceis de encontrar...) Qualquer coisa pode fazer parte de www.murilix.org, que, a princípio, só conhece os limites estipulados pelas próprias linguagens de programação de websites  (e a falta de conhecimento destas pelo murilix). Os colaboradores serão sempre citados e (por que não dizer?) celebrados.
4. Seria www.murilix.org o "heterônimo virtual" de seu idealizador, Murillo Mathias? Não, nada disso. www.murilix.org é um website como outro qualquer. O fato do site chamar-se murilix não o liga diretamente à pessoa de Murillo Mathias, mas talvez, à sua persona internética (é bom explicitar as diferenças, enquanto elas ainda existem). Ademais, quem conhece o próprio sabe o ódio que ele alimenta por coisas sem personalidade ou camufladas pelos falsos mantos da humildade (nada contra os verdadeiros humildes, melhor deixar bem claro).

suplemento literário | cinema | música | ensine-se servo-croata | harmony row
as certinhas do murilão | bobagens | murilão em fatos e fotas
atualizações | links | faq | fórum de discussões | guestbook